PLATAFORMA LOGÍSTICA DO SUROESTE - BADAJOZ  

 

Desde a conclusão da primeira fase, prevista para o final de 2016, a Plataforma de Logística sudeste terá uma capacidade de 16.500 toneladas por dia, o que a tornará uma das áreas logísticas mais importantes da Península Ibérica ao lado de Zaragoza e Algeciras (Cádiz).

 

A primeira fase, iniciada no início de 2015, envolve duas ações setoriais, uma relativa às instalações de tráfego de mercadorias, no valor de 12,57 milhões de euros, e uma segunda destinada à construção de caminhos-de-ferro, orçadas mais de seis milhões de euros. As obras de serviço elétrico e hidráulico e melhoria do acesso rodoviário serão adicionadas a ambos, de modo que o investimento conjunto da primeira fase ultrapassará 25 milhões de euros.

Estas instalações estão na futura linha ferroviária Sines - Evora - Badajoz que vai ligar com outros corredores que irão ligar a América ea Ásia (Via Canal de Panamá) com o centro da Europa.

O Ministério da Indústria aprova a construção da Plataforma De Logística Sudoeste em Badajoz, ao lado da fronteira de Caya.

plataforma logistica del suroeste

 

La terminal ferroviaria de la Plaraforma Logística de Badajoz podrá acoger cuatro trenes de 750 metros cada día

 

Veja em Hoy.es

 

NOTICÍAS

Adif licita a construção do terminal ferroviário da Plataforma logística de Badajoz

A Plataforma logística de Badajoz já está ligada à estrada Campo Maior

De volta aos trabalhos de volta à Plataforma logística do Sudoeste Europeu em Badajoz

Duas grandes empresas da Extremaduran em negociações para se estabelecer na Plataforma logística de Badajoz

VISITAR LA WEB DE LA PLATAFORMA LOGÍSTICA DEL SUROESTE BADAJOZ

La información que aparece en su web indica que La empresa Monliz España, con sede en Villafranco del Guadiana, Badajoz, inica la andadura de la Plataforma Logistica del Suroeste. Se dedica al procesado y ultracongelado de frutas y verduras.

https://digitalextremadura.com/monliz-espana-comienza-su-andadura-empresarial-en-la-plataforma-logistica-de-badajoz/

AMAZON SE INSTALA EN LA PLATAFORMA LOGÍSTICA

https://www.hoy.es/badajoz/junta-reordena-parcelas-20210127003128-ntvo.html

La primera fábrica de baterías de litio de España se pone en marcha en Badajoz, dentro de la Plataforma Logística. Será construida por Phi4Tech, con el objetico de surtir de estos elementos a la industria del automovil.

https://www.elespanol.com/invertia/empresas/energia/20210202/primera-fabrica-baterias-espana-marcha-badajoz-comenzaran/555695904_0.html
plano de situacion
 
 
 

A Plataforma logística tenderá como uma capacidade de carga e descarga que permitiria trabalhar com 11 trens de 750 metros de comprimento diariamente. Além disso, as instalações de badajocense teriam o valor agregado de unir 3 diferentes rotas de comunicação: AVE, trem convencional e estrada.

Esta primeira fase, numa área de 60 hectares, permitirá à Extremadura ter um centro logístico intermodal de "primeiro nível", ligado às melhores rotas de comunicação portuguesa e espanhola. A Plataforma logística ligar-se-á com a auto-estrada Madrid-Lisboa, a futura linha de alta velocidade e a ferrovia convencional. O terminal ferroviário será conectado à Estação Ferroviária de Badajoz graças a uma pista dupla que não afetará o tráfego rodoviário. A proximidade do Aeroporto Internacional de Badajoz permite a futura instalação de um Terminal de Carga Aérea.

MONUMENTOS