PRAÇAS MARÍN DE RODEZNO O ALTA E DE SÃO JOSÉ

link
São dois dos espaços mais emblemáticos da cidade, colidantes com os muros da Alcazaba e divididas pelo Arco do Peso. A de Marín de Rodezno pode considerar-se a Vaga Maior de Badajoz. Nela se situa as antigas Casas Consistoriales e atualmente se está procedendo à reabilitação de algumas destas construções. Sua forma e os diversos estilos arquitetônicos se devem a Marín de Rodezno, bispo e mecenas da cidade que tentou em 1698, dotá-la de uma planta retangular, com soportales, vários andares de altura e estrutura construtiva regular. Pode-se considerar uma obra inconlusa, devido aos contínuos assédios e bombardeios que por aquelas datas sofria a cidade.

PRAÇA ALTA OU DE MARÍN DE RODEZNO

A longo da história, mas em especial durante a dominação árabe, serviu como pátio de armas e mercado, adosándosele casas à muralha a partir do momento em que a urbe se expandiu e novas muralhas a defendessem. Por iniciativa de Carlos II, Juan Marín de Rodezno, riojano de origem, fué nomeado Bispado de Badajoz, tomando posse de seu cargo em novembro de 1681. AO se deve entre outras numerosas obras de mecenato, o aspecto atual da Vaga Alta da cidade que no final do século XVII se encontaba num lamentável estado de conservação. Sendo assim, Prefeitura pediu ajuda ao bispado para proceder a uma profunda reforma do lugar. Colaboraram também na obra, além do Bispado e a Prefeitura, o Cabildo Catedralicio e a Companhia de Jesús. O imediato início da Guerra com o vizinho reino de Portugal impediu que esta fora remodelada em sua totalidade, permanecendo sua atual configuração desde a morte do bispo enel ano 1706.

A finalização da Catedral no campo de San Juan e o posterior traslado das Casas Consistoriales, afastou-a do centro e das famílias "pudientes", que foram abandonando o lugar, entrando desde então em franca decadência. O traslado do Edifício do mercado metálico à Universidade, terminou faz alguns anos com o perfil que esse lugar tinha.

plaza alta

l
plaza marin de rodezno
l l l l l
capitel l
l l l l
pzmarinrodezno l
l l l l soportales
plaza marin soportales l
plaza alta
plaza marin de rodezno
arcos
l colores l l l
Almossassa Batalyaws. Festa grande na Praça Alta. O passado renasce por uns dias e o antigo zoco se enches de sons, cheiros e cores.
l l l l l l l
l plazamarin l

O antigo zoco muçulmano, apoiado nas muralhas da alcazaba que continha à primitiva cidade, estendia-se até a atual convento das Adoratrices, primitiva ermida do antigo padrão da cidade. O arco do Peso dividiu a esplanada criando dois espaços diferentes e separados entre si. O lugar se conhece como vaga de San José.

link pzmarinrodezno casas consistoriiales
arco del peso
escudo
arco del toril
p
p
p

PRAÇA DE SAÕ JOSÉ

Fez parte dos arrababales da primitiva cidade árabe, mas quando a esta se expandiu fora da alcazaba, ficou como lugar semidespejado, onde se instalavam zocos e se faziam acampada de forças em trânsito pelo território. Depois da reconquista novos edifícios foram adosándose aos muros da alcazaba, já que a população fué defendida por sucessivas cercas medievais, das que já praticamente não ficam vestígios. A vaga leva o nome de San José, pois este fué nomeado padrão protetor depois da reconquista, que algumas fontes dizem que teve lugar na festividade do santo. Com este motivo exisitió uma ermida que ocupava o solar da atual igreja das Adoratrices.Formó parte de los arrababales de la primitiva ciudad árabe, pero cuando la ésta se expandió fuera de la alcazaba, quedó como lugar semidespejado, donde se instalaban zocos y se hacían acampada de fuerzas en tránsito por el territorio. Tras la reconquista nuevos edificios fueron adosándose a los muros de la alcazaba, ya que la población fué defendida por sucesivas cercas medievales, de las que ya prácticamente no quedan vestigios. La plaza lleva el nombre de San José, pues este fué nombrado patrón protector tras la reconquista, que algunas fuentes dicen que tuvo lugar en la festividad del santo. Con este motivo exisitió una ermita que ocupaba el solar de la actual iglesia de las Adoratrices.

plaza de san jose. soportales
plaza san jose
casas mozarabes
plaza san jose
l
plaza san jose

link

p lionk p p link
p link link
p p p p
p
portico san jose iglesia san jose alcazaba

    Antonio García Candelas   link   Sugestões  impressões

fotografias propiedade do autor

MONUMENTOS

BADAJOZ
ENTRAR