CATEDRAL DE SANTA MARÍA DA SE

Version Française   bandera francia
 
version inglesa English version
Foi após a conquista de Badajoz por Afonso IX de Leão, a primeira Catedral da cidade. Como era habitual na época, subiu acima da velha mesquita que para seu uso privado tinha o emir da cidade. O templo cristão logo se tornou pequeno e foi decidido construir um novo, no Campo de San Juan, mais em linha com a categoria da cidade.
Pouco resta da construção primitiva que os Marwans construíram. Da sua mina há poucos restos mortais, salsichas em duas torres sobrepostas da era cristã. Escavações há alguns anos provaram ser o mais antigo templo islâmico de namoro no Ocidente. Pouco depois, no subsolo da mesquita de Córdoba, os restos mortais de outro edifício foram descobertos um ano mais velho. Apenas alguns restos do mihrab apoiam esta teoria. Também perto destes vestígios, houve indícios do que pode ter sido a Sala do Trono dos reis Aftásidas.
decoracion palacio
ventana

Após a conquista de Badajoz, o edifício foi cristianizado, a grande amilúria dos seus elementos e a sua estrutura original foram reutilizadas. A Catedral de Santa Maria del Castillo, como também era chamada, manteve-se em serviço até à consagração da nova catedral sob a defesa de São João Batista em 1276. Nessa altura, a nova Sé ainda não estava concluída, e as obras continuaram até ao século XVI, embora a sua aparência atual tenha sido xonyned no século XVIII.

A construção do Hospital Militar destruiu uma das suas naves laterais e acabou por arruinar o edifício em geral, perdendo as suas funções, características e os seus elementos estruturais e decorativos. Recentemente, pinturas murais de temática religiosa foram recuperadas na Capela do Evangelho e decorações de Mudejar naquela que era a sua capela principal.

detalle

detalle

nave catedral
detalle santa maria escudo
almenas
detalle
Independentemente dos vestígios arqueológicos que este sítio alberga no seu interior, em torno da plazuela de Ibn Marwans estão localizadas duas importantes instituições, que com a sua presença e os serviços que prestam à cidade, merecem ser destacadas. Estes são o Bibliotece General da Extremadura e a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Audiovisual da Universidade da Extremadura. Dois templos de conhecimento, o primeiro dos quais tem extraordinários antecedentes documentais e culturais. A segunda é dedicada à formação da nossa juventude nos meios audiovisuais modernos.
biblioteca de extremadura facultad biblioteca
Antonio García Candelas     link   Sugestões e impressões

ALCAÇOVA

BADAJOZ
ENTRAR