SEGURA DE LEON

English versión 
 
Version française 

A origem de Segura se remonta à reconquista destas terras aos mouros no ano 1248 aproximadamente e à lendária batalha de Tentudía, ainda que para então, diferentes culturas e povos tinham deixado sua impressão nestas terras.

 

Os assentamentos humanos em terras de Segura de León são abundantes e se remontam à pré-história. Na Serra de Martela de época preromana se resgataram importantes achados arqueológicos.

PRODUTOS DA TERRA...

Restos romanos e visigodos, falam da persistência humana no termo desta localidade.Depois da dominação muçulmana, Segura de León se encontrava na fronteira entre os reinos de Sevilla e Badajoz e provavelmente faria parte das fortalezas defensivas que se estabeleciam nestes limites.

Depois da vitória cristã de Tentudia, na que Pelay Perez de Corréa venceu a um forte exército muçulmano, esta zona da cordilheira passo a mãos da Ordem de Santiago, sendo conquistada a fortaleza e seus anexos por estes cavaleiros no ano 1248.

O Maestre da ordem concedeu fueros à vila, constando estes como um dos mas antigos da atual província de Badajoz. Nos anos da descoberta e conquista de América, grande número dos descendentes de seus primeiros pobladores, incorporaram-se à empresa e alguns deles regressaram à cidade, deixando nela constância da prosperidade adquirida naqueles anos difíceis.Seu castelo domina a população desde um de seus extremos.

De origem árabe foi reconstruído e reabilitado no século XVI D. Alonso de Cárdenas. Dos torreones que o sustentam, destaca sua magnífica Torre da Homenagem. Foi residência durante um tempo dos Comendadores da Ordem, sofrendo diversas modificações ao longo dos tempos e as visicitudes históricas. À margem de sua proteção rochosa natural, uma segunda perto o rodeava, tendo que ser salvado um pequeno fosso para aceder ao mesmo. Em interior há um amplo pátio de armas e se conserva parte de um claustro ou duplo arquería.

s s s s s
s s s s
s s s s
s s s
s ss
s
s s s s s s
s s s s

Ao sul do casería, no outro extremo da população se encontras a paróquia de Ntra. Sra. da Assunção, original do século XIII, e remodelada no XVIII. Em seu interior se deposita além de um magnífico órgão e marcante tesouro. A conhecida como Casa do Governador, linda com esta igreja e era a primitiva residência Prefeito Maior da Vila. No centro da cidade se abre sua espaçosa Vaga Maior. Ainda ficam restos de seus originais soportales mudéjares, cerca dos quais se encontra a Prefeitura que data do século XVI e está presidido por um magnifico escudo do Emperador Carlos I.

Depois das casas Consistoriales se levanta o convento da Concepção, conhecida hoje como igreja de Ntra. Sra. De Fátima. Foi o resultado de uma doação realizada por D. Dom García de Merlo e sua esposa, sobressaindo seu airoso torreón e a espada mudéjara: Beatriz Núñez, tendo permanecido ocupado até 1868. O edifício se distingue por seu espadaña mudéjar ou o torreón com galeria olhador.

Nas cercanias se encontram várias ermidas e o convento de San Benito, do século XV, que guarda em seu interior um interessante claustro mudéjar profusamente decorado.Destaca nesta bela localidade, a limpeza e branco esmero que se observa em todo seu magnífico conjunto urbano, protagonizado por uma tradicional arquitetura serrana, com eloquentes reminiscências andalusíes.

s s s s s s
s
s s s s s s
s s
s s s s s s s s

    http://www.seguradeleon.com/                                                                                                                                             fotografías propiedad del autor

Antonio García Candelas        Sugestões e impressões

ENTRAR

ZAFRA

FREGENAL DE LA SIERRA

BADAJOZ