TERRAS DO GRANDE LAGO DE ALQUEVA

Version française          English versión 

A construção da presa ou açude o barragem de Alqueva, sobre o rio Guadiana, na região portuguesa do Alentejo, originou o maior lago artificial de Europa ocidental. O muro tem uma altura máxima aproximada de 90 metros, com uma longitude de 450 metros. A retenção de águas originou a inundação de uns 25.000 hectares, estendendo-se hcia o norte uns 80 quilômetros, até o lugar de Puente Ajuda.A longitude de suas costas, soma a do litoral marítimo da nação portuguesa. Sua finalidade principal é a de dar água a umas terras sedentas, abastecendo de água às populações ribereñas e permitindo no futuro criar uma rede, que permita regar uns 100.000 hectares de terreno. Sua central hidrelétrica, produz uns 380 MW/hora, sendo esta outra justificativa. Desta maneira se converteram em termos de litoral interior, municípios que antes eram de terrenos extremamente áridos, como Portel, Alqueva, Amieira, Mourou, Moura, Reguengos de Monsaraz ou Juromenha em Portugal e Olivenza ou Cheles em Espan

Paralelamente ao anterior pretende criar uma infra-estrutura turística e comercial que dinamize as localidades ribereñas criando grande número de postos de trabalho numa zona tradicionalmente deprimida. Para algumas organizações ecologistas, a construção do açude foi um desastre meio ambiental já que se destruiu a vegetação de amplas zonas e o habitat de aves e mamíferos.

a a a a a
a a a a
a a a a
alqueva primavera alqueva alquevanaturaleza alquevanaturaleza alquevanaturaleza alqueva alqueva
primavera alqueva primavera alqueva castillo de portela naturaleza en alqueva naturaleza en alqueva
primavera alqueva primavera alqueva primavera alqueva primavera
primavera en primavera naturaleza en alqueva alqueva primavera

O governo luso legislou, tratando de prever possíveis problemas urbanísticos, a criação de uma Reserva Ecológica Nacional, que limitará as construções e edificações ribereñas a um 10% do perímetro do açude, ficando o resto em seu estado natural. A paisagem é o típico dos morros alentejano, onde os olivares se alternam com densos bosques de azinheiras e alcornoques, salpicados das tradicionais superfícies adehesadas, com presença de pecuária tanto ovina como bovina.

a a

Ver mapa más grande
a a
a en primavera primavera en primavera
a en primavera en primavera en primavera
a a embalse de alqueva

Empresas portuguesas iniciaram a exploração turística das águas de Alqueva. Um cruzeiro de umas horas de duração, sulca o lago levando aos turistas por várias localidades portuguesas, partindo desde a presa e outros pontos. Em breve tempo, com a chegada da primavera estes percursos se ampliarão às instalações de Cheles, prestando serviço ao visitante espanhol. Na orla espanhola Olivenza e Villareal, junto com Cheles, oferecerão serviços similares, ao mesmo tempo que em toda a ribeira se constroem portos desportivos, dotados de todos as estrutura que os aficionados à náutica precisam.

Também é possível alugar em fins de semana iates perfeitamente equipados, com várias habitações, cozinha e todo tipo de serviços, com a particularidade de ter um sistema de navegação tão singelo e seguro, que somente precisa umas instruções iniciais, para aquelas pessoas não habituadas a este tipo de atividades.Umas 15 localidades espanholas e portuguesas apresentam projetos de Cooperação Transfronteriza à busca de importantes investimentos de fundos europeus que contribuam à dinamização social e turística desta zona.

 

 Antonio García Candelas        Sugestões e impressões

ENTRAR

MOURAO MOURA EVORA

BADAJOZ