PORTAS DA FORTIFICAÇÃO DA PLAÇA FORTE DE BADAJOZ

O monumento da fortificação abaluartada era naturalmente um recinto fechado, cuja função óbvia era dificultar a entrada na cidade. A porta mais conhecida e um de seus símbolos é a de Palma. Teve uma relevância importante ao longo da história da Espanha.

A leste, a caminho de Mérida e da capital do reino, o portão de La Trinidad, defendido pelo Revellín de San Roque. Ao sul, a caminho da Andaluzia, Olivenza e Valverde, o portão pilar, em seu tempo defendido pelo extinto Forte de Pardaleras.

 

PORTA DE PALMAS  

A Porta de Palmas foi construída no final do século XV ou início do século XVI, coincidindo com o tempo com a conclusão da Ponte. Fazia parte da fortificação abaluartda, uma vez que foi integrado na cerca defensiva, ligada pela meia baluarte de lágrimas e a cortina que levou à plataforma de Redondo e da Nova Porta.

Deu lugar à estrada redonda que desceu para o rio e cercou toda a fortificação. Foi também a saída da cidade para o norte e Portugal, através da ponte e da Puerta de San Vicente.

p pp p

 

PORTA DE SAO VICENTE  
Originalmente, a ponte não tinha saída direta, como é hoje. De certa forma, também serviu para monitorar e defender a entrada da cidade do norte e de Portugal. A cortina central do Hornabeque foi fechada e a passagem dentro da praça foi feita pela Puerta de San Vicente. Embora modificada, a estrada de acesso é preservada em parte pela praça de armas, subindo uma rampa em um refazer que passa os novos arcos desenhados para fazer a passagem da plataforma, para a travessia de Cuatro Caminos.
puerta de san vicente
puerta de san vicente
p
p
h

h

h
p pp
  PORTA DA TRINIDADE  

A leste da cidade, a caminho de Mérida e da capital do reino, o Portão da Trindade abre o flanco esquerdo do bastião, e foi defendido do lado de fora por uma pinça e pelo Revellín de San Roque. A partir dos anos 30 do século passado, seu rosto esquerdo foi parcialmente demolido para construir um caminho de acesso à população a partir do bairro de San Roque. Dentro do bastião são preservados os restos do Portão medieval de Sevilha ou da Trindade.

p

p

 

PORTA DEL PILAR  
A Puerta del Pilar ou Jerez, foi condenada a ser construída pelo Conde de Montijo e comunicada ao sul com a Andaluzia, e a oeste com as estradas de Valverde e Olivenza. Foi defendida pelo extinto Forte de Pardaleras, localizado no que é hoje o Museu Ibero-Americano de Arte Contemporânea. Em seu tempo, cerca de duzentos metros, a Puerta de Jerez ou Santa Marina foi aberta, na chamada Cerca Vieja,
p p p p
p p p p
p p
p p
Puerta Pilar Puerta  Pilar int.
pppppppp p fronton puerta pilar

 

PORTA NOVA OU DO RIO  
Apenas pequenos vestígios de sua planta permanecem a partir desta porta, o resultado de uma reconstrução dos anos 60 do século passado. Parece ser contemporâneo da Puerta de San Vicente, sendo arrasada como outros elementos da fortificação prevista pelas "operações" do alargamento da cidade. Tinha um portão duplo, passagem coberta abobadada e pátio interior com corpo de guarda.
Puerta Nueva Puerta Nueva o del Río PuertaNueva

 

PORTA DE MERIDA  
Esta porta está localizada em uma tela da cortina localizada entre a semi-balua de San Antonio e o bastião de San Pedro. Sua passagem está atualmente cortada, como a construção de uma pedreira fez com que a porta para pendurar no vazio. Ainda há os restos de uma janela de terra cobrindo a frente desta passagem. Quando a fortificação abaluartada foi construída, grande parte do bairro salvadorenho foi abandonada, retraindo a cerca medieval e movendo a porta para o lugar que ocupa atualmente.
P

P

P
P
  PORTA DE PAJARITOS  
Esta porta é popularmente conhecida porque, de acordo com a tradição (não compartilhada por alguns historiadores), recebeu uma pintura pintada pelo Divino Morales encomendado pela Cidade Cabildo. Este portão de passagem direta também era conhecido (como outros na cidade) como o portão do rio. sofreu inúmeras modificações ao longo do tempo. No século XVII, Israel Silvestre deixou uma gravura da cidade, onde neste lugar apareceu neste lugar outra porta de aparência muito diferente da corrente. O que chegou até hoje é, evidentemente, uma construção muito mais tarde, possivelmente a partir de meados do século XVIII.
P

P

P

fotografias propiedade do autor

  Antonio García Candelas        Sugerencias e impresiones

FORTIFICACION ABALUARTADA

BADAJOZ
ENTRADA