fortificacao abaluartada badajoz badajoz fortificaçao muralhas abaluartada

BADAJOZ, PLAÇA FORTE ABALUARTADA

FORTIFICACAO ABALUARTADA DE BADAJOZ

A fortificação moderna da cidade de Badajoz remonta ao final do século XVII. Naqueles tempos, a cidade havia se expandido para fora do alcazaba, descendo radialmente na direção de Carros, Palmas e Trinidad, ocupando o Campo de San Juan e formando um tecido urbano que hoje é preservado em sua totalidade. Naquela época, a praça era fraca e incompletamente protegida, à mercê de situações decorrentes de uma fronteira instável. A vedação velha da origem árabe, estava quase nas ruínas e por causa de suas características não poderia suportar um cerco com artilharia moderna. A cidade precisava de muros modernos, adaptados às novas questões de cerco e defesa.

A moderna fortificação dos séculos 17-XVIII substituiu o chamado "Near Vieja", para acomodar as antigas muralhas às novas técnicas de defesa e cerco, marcadas pela ação destrutiva da nova artilharia. É composto por oito bastiões pentagonais e várias semi-baluartes, unidas por paredes ou cortinas de pedra retas, cheias de terra prensada. O complexo ligado às extremidades norte e sul da alcazaba (suas áreas voltadas para as Rivilllas e guadiana), foi defendido do lado de fora por uma série de fortes e foliões.

Estes foram os de San Cristobal, Picuriña, Pardaleras, San Roque e o Chefe da Ponte. Quase todas as cortinas tinham uma janela, uma espécie de cunha na maioria dos casos de alvenaria, que os protegia do fogo de artilharia direto. A parede com um layout geométrico, perfeitamente calculado, de tal forma que os únicos passos entre seus elementos foram impecavelmente e mortal espancado pelas baterias e riflemen das diferentes fortalezas. Puerta de Palmas, Puerta Trinidad e Puerta Pilar foram, juntamente com o Forte da Cabeça da Ponte, os únicos acessos ou saídas que a praça tinha, se as poternas foram excluídas, pequenas portas através das quais dificilmente uma pessoa poderia caber. Foi, portanto, uma fortaleza muito importante, cuja conquista foi tentada pelos prestigiosos marechais e generais dos mais importantes exércitos europeus.

 
panoramicas de la fortificación

Puerta de San Vicente

baluartes

baluartes baluartes

PARA ACCESAR OS DIFERENTES ELEMENTOS DA FORTIFICACAO ABALUARTADA DE BADAJOZ, CLIQUE NOS LINKIS ABAIXO

PORTAS BASTIAOS CORTINAS E OUTROS ELEMENTOS

FORTES EXTERIORES

Estas duas imagens mostram a diferença entre o bastião de San José (Quartel da Polícia Nacional) hoje e seu ambiente original durante a Guerra da Indepensão, um aspecto que permaneceu praticamente o mesmo até o primeiro terço do século XX. Destina-se a expressar graficamente a grave deterioração sofrida pela fortificação alocada por estar ocupada suas estruturas (baluartes, poços, glacis, etc.) por novos elementos fora dela.
batería sur
fuerte de la trinidad
poterna de san vicente
desde la cabeza del puente
luneta de san vicente

MONUMENTOS

BADAJOZ