OS PONTES DA CIDADE DE BADAJOZ

O primeiro conhecido é o de Palmas que data do ano 1460. Foi destruído em em várias ocasiões por crescidas do rio Guadiana, sendo em 1880 a última destas grandes avenidas. Em 1960 se construiu o segundo, chamado da Universidade (então ponte Nova). Trinta anos depois,em 1990 se levantou o terceiro, denominado da Autonomia. Em 1994 se levantou o último deles conhecido como Puente Real, que se converteu em símbolo e ícone da cidade nesses momentos.

Trás a trágica riada do ano 1996, procedeu-se a uma reordenação dos leitos de suas afluentes pelo sul, os ribeiros Rivillas e Calamón, que sofreram profundas remodelações que mllevaron a perder a conhecida Ponte das Bruxas, enquanto se levantaram outros novos que têm mudando a fisionomia da cidade nessas zonas, melhorando a segurança e as comunicações.

presentacion

Version Française   link English versión link
puente de la universidad puente de la universidad puente de palmas puente autonomia puente de la universidad
puente de palmas puente de palmas puente de palmas puente de palmas
puente real puente real puente real puente real
puente rivillas puente de la universidad puente palmas
puente san roque
puente autonomia puente de palmas puente puente real
puente autonomia puente real puente de palmas puente
puente de la universidad puente de san roque puente de la universidad   puente de la universidad puente de palmas puente autonomia

Tiveram que passar quatro longos e intermináveis anos, para que a paisagem desoladora que as águas do Rivillas e do Calamón deixaram depois da trágica riada, apareça transformado em bucólicas pradarias, percorridas por plácidas sendas, onde os meninos jogam em zonas circunscritas e dotadas devidamente e os paseantes se deleitam nas primeiras horas da manhã ou nos belos atardeceres da cidade.

Mal ficam rastos dos imensos barrizales e das casas arruinadas, ainda que a memória local recorda aquela terrível noite e, sobretudo, as vítimas que nos deixaram naquele trágico acontecer. É de esperar que estes embelezados lugares, permaneçam assim ao longo dos próximos meses e anos, como recordação permanente daquela aciaga efeméride. a próxima primavera vestirá de gala estes caminhos. Esperemos que possamos seguir gozando deles e sejam devidamente mantidos e salvaguardados.

As obras de recuperação do rio Guadiana a seu passo por Badajoz, se relantizan em excesso, vítimas de reiteradas promessas esquecidas e da crise econômica que nos envolve. Cúantos anos mais teremos de esperar para desfrutar de nosso rio? Os políticos tem suas prioridades e as mu87estran nos orçamentos. Como sempre, em Badajoz as primesas não se cumprem, bem porque sim, ou bem porque os prazos se alongam sem razão alguma.

puente de la universidad puente de la universidad puente real puente de la universidad puente de la universidad puente de la universidad puente de la universidad
ssilvestre013.jpg (641378 bytes) ssilvestre009.jpg (484135 bytes)
Quando chegam as chuvas, as vezes depois de muito desejá-las, chegam-nos novamente as imagens que nos fazem recordar as grandes inundações que assolaram Badajoz em 1996. Felizmente, sua força e abundância são bem mais mesuradas e as obras nos leitos permitem a confienza da população.
ssilvestre012.jpg (779486 bytes) ssilvestre005.jpg (603842 bytes)
ssilvestre025.jpg (833703 bytes) ssilvestre024.jpg (605892 bytes) puente real ssilvestre017.jpg (598963 bytes) ssilvestre022.jpg (651290 bytes)
ssilvestre016.jpg (491122 bytes) ssilvestre003.jpg (728980 bytes) ssilvestre023.jpg (840513 bytes) ssilvestre021.jpg (650020 bytes)
ssilvestre027.jpg (629170 bytes) puente de la universidad ssilvestre011.jpg (724551 bytes) ssilvestre014.jpg (749273 bytes)
puente de la universidad puente de la universidad puente real puente rio calamon puente de la universidad puente puente de la universidad
puentes en la noche puente real puentes

A poucos quilómetros a jusante da cidade está atualmente construída a quinta ponte sobre o Guadiana. Vai ligar a estrada Olivenza à área comercial IFEBA e ao Centro Comercial El Faro. Será a primeira das quatro fases, que desenvolverá a Ronda Sur de Badajoz, que, no devido tempo, ligará as estradas de Sevilha, Valverde de Leganés, Olivenza e Madrid - Lisboa.

O comprimento total deste troço da Ronda é de 4,01 quilómetros, desde o ponto 5 do EX-107 até uma nova ligação nas proximidades do Recinto de Feiras de Badajoz. A ponte ou viaduto sobre o rio Guadiana e a sua margem do rio tem um comprimento de 420 metros e uma largura de 24 metros com quatro pistas e meio mediano. Suas ligações incluem caminhos de rotunda de 140 metros fora do raio.

Antonio García Candelas     link  Sugestões e impressões

BADAJOZ

O RÍO
ENTRAR