PARQUE NATURAL DA SERRA DE

SÃO MAMEDE

Ao oeste de Portalegre, este parque natural se estende pelos limites de Portugal, até o sul da província de Cáceres e ao norte da de Badajoz. Uma quebrada elevação rochosa que ao norte se acentua até chegar aos 1.000 metros de altitude, colonizada por bosques de castanhos e pinheiros. Ao sul, sobre terreno mais adehesado, combinam-se as agrupações de azinheiras e alcornoques numa penillanura que não supera os 350 metros.

Se seu interesse paisagístico é excepcional, seu valor ornitológico não é menos relevante, já é lugar de posta de numerosas espécies de aves e estação de trânsito de outras muitas caminho das rotas migratórias entre o continente europeu e África. Entre sua rica fauna sobressaem o Águia de Bonelli, o Búho Real, a Cegonha Negra e o Abutre. Entre os mamíferos destacam o Lince Ibérico e o Javali.

Com um importante habitat rural disperso, a geografia se encontra salpicada de pequenas aldeias, povos e cidades, típicas do Alentejo e centro de Portugal. Lugar de fronteira, conta com vilas medievais amuralladas, castelos e fortalezas que lhe conferem uma particular fisionomia medieval. e isso sem esquecer um rico patrimônio de pinturas rupestres, monumentos megalíticos e ruínas romanas.

Portalegre, Castelo de Vide e Marvao, merecem uma visita detalhada e serena, tanto por suas fortalezas medievais e abaluartadas, como por suas igrejas, conventos e em general, por sua arquitetura popular.A entrada natural do parque se efetua pela localidade de Portagem, antiga alfândega medieval e cruzes de caminhos sobre o rio Sever. Sua ponte fortificada guarda a recordação do êxodo dos judeus, que expulsados de Castilla por Isabel a Católica, tiveram de refugiar-se em Castelo de Vide.


Ver mapa más grande

 

Antonio García Candelas        Sugestões e impressões

PORTALEGRE

ESPAÇOS NATURAIS

BADAJOZ

ENTRAR