MERIDA, VISIGODA E ARABE

Capital de Extremadura  

Ciudade Patrimonio da Humanidad

MERIDA VISIGODA. HISTORIA E MONUMENTOS.

Foi uma das cidades mas importantes do reino visigodo de Hispania. Desde sua fundação, ocupou um ponto estratégico situado na confluência de rios e caminhos. Seu nível político e religioso somente era superado por Toledo. A cidade sofreu uma intensa transformação neste período, construindo-se importantes edificações, que por desgraça não chegaram até nossos dias. A invasão muçulmana e as lutas que se sucederam com posterioridade, arrasaram a herança visigoda da cidade, podendo observar sua magnificencia por meio dos espetaculares restos que os arqueólogos resgataram de seu solo. Estes vestígios, podem-se admirar no Museu Visigodo, injustamente ensombrado pelo Nacional de Arte Romana.

V V V V V
V V V
V V V V V V V
V V V V V V

MERIDA ÁRABE

Com a invasão árabe o futuro da população se torna incerto. Depois da primeira onda invasora e a batalha de Guadalete, as cidades visigodas se punham rendiam sem mal resistência, bem porque os apoiantes Witiza eram seus aliados ou porque os de Dom Rodrigo fugiram para terras do Norte. Incorporado à campanha Muza, inicia uma campanha de conquista e assentamento de todos os territórios e se encentra com a imprevista resistência de Mérida, que se vê implicada num longo assédio que dura mas de um ano, até sua capitulação no verão do 713. Não correram bons tempos para a cidade, já que sucessivas rebeliões internas levaram a que Abderramán II no 842, atacou a cidade com um potente exército causando uma destruição enorme, que foi o início de sua decadência e perda do poder político, religioso e estratégico.

V V V
V
V V V V V
V V V V

         http://www.merida.es                                       www.consorciomerida.org/                                     fotografías propiedade do autore

Antonio García Candelas      Sugestões e impressões

MERIDA CIDADES PATRIMONIO DA HUMANIDADE PARQUE NATURAL DE CORNALVO BADAJOZ ENTRAR